São crianças desprovidas de meio familiar adequado, com percursos de vida difíceis, vítimas de erros e omissões dos adultos por eles responsáveis. Só por isso, quanto mais não fosse, são merecedores de todos os cuidados e carinhos que possam contribuir para inverter a tendência destrutiva do seu percurso de vida, transformando-a em projectos de sucesso, de integração e de tranquilidade.
Os nossos objectivos
1. Promoção dos direitos e a protecção das crianças em risco de modo a garantir o seu bem-estar e desenvolvimento integral;
2. Prevenção e intervenção precoce. Promover uma intervenção individualizada ao nível da saúde, social, educacional e jurídico;
3. Promover modelos de estabilidade e segurança;
4. Inclusão Comunitária.
5. Desinstitucionalização segura;
6. Intervenção Familiar - Programa de Educação Parental
7. Recrutamento e formação de voluntários visando a participação activa da sociedade civil na promoção de estilos de vida saudáveis.
As crianças beneficiam de todos os factores que promovem o seu crescimento e desenvolvimento, designadamente físicos, alimentares, repouso e descanso, exercício físico, afecto, apoio psicológico e, também de modelos, exemplos e estratégias para o desenvolvimento de comportamentos assertivos, descoberta de talentos, aprendizagem de regras e de relacionamento interpessoal, empático e tolerante, no quadro de uma educação para o optimismo.
Desta forma as crianças, de acordo com as suas necessidades, beneficiam de:
Integração Escolar;
Acompanhamento Psicológico;
Apoio Psicoterapêutico;
Terapia Ocupacional;
Terapia Educacional;
Terapia da Fala;
Desporto adequado às suas necessidades físicas;
Participação no Projecto das Famílias Amigas;
Integração nas Colónias de Férias.
Estas estratégias de intervenção intentam à maximização das potencialidades das crianças, constituindo uma mais-valia na supressão das dificuldades inerentes à sua condição de vida.
Os nossos projectos:
Projecto Oficina de Mães
Projecto que decorre no espaço do Estabelecimento Prisional de Tires que intenta a munir as mães de competências parentais e fomentar a co-responsabilização na construção de um projecto de vida dos seus filhos, atendendo ao conhecimento da sua personalidade, vivência pessoal e meios de socialização. A par das competências parentais também são trabalhadas as competências pessoais e sociais visando a não reincidência no crime.
Projecto "Famílias Amigas"
Programa de acolhimento voluntário e gratuito de crianças da Casa da Criança de Tires, por famílias idóneas, durante períodos da manhã, tarde ou noite, fins-de-semana ou em período de férias visando a socialização das crianças e a promoção de estilos de vida saudáveis.
Projecto "Horta Pedagógica"
Projecto com vista ao desenvolvimento de competências sociais e proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento salutar e harmonioso da criança no domínio sócio-afectivo e psicomotora.
Entidades Parceiras
Câmara Municipal de Cascais
Estabelecimento Prisional de Tires
Ajuda em géneros:
Bens de primeira necessidade, de higiene e roupa.
Ajuda financeira:
Poderá contribuir preenchendo a ficha de amigo da Casa, fazendo o seu donativo anual de 25,00€, ajudando-nos a construir uma base de apoio importante, apadrinhando os projectos ou as necessidades individuais de cada criança.
Poderá contribuir preenchendo a ficha de amigo da Casa, fazendo o seu donativo anual de 25,00€, ajudando-nos a construir uma base de apoio importante, apadrinhando os projectos ou as necessidades individuais de cada criança.
Sem qualquer agravamento nos seus impostos, pode decidir que 0,5% do valor do seu IRS, a entregar ao estado, reverta a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade. Para que reverta a favor da Fundação Champagnat – Casa da Criança de Tires basta colocar uma cruz no quadrado a seguir à afirmação “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública (art. 32º, nº 6) no quadro 9 do anexo H e colocar o seguinte NIPC 503 743 712.